terça-feira, 21 de março de 2017

São Nicolau de Flue - 21 de Março



São Nicolau de Flue, eremita

Entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos
Comemoramos a vida santa de um eremita, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa.
A pedido do pai, casou-se com Doroteia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém, com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade.
São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia. Todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos.
Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.
São Nicolau de Flue, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-nicolau-de-flue-eremita/

São Nicolau de Flue


São Nicolau de Flue
1417-1487
Bruder Klaus nasceu no dia 21 de março de 1417, na Suíça. Oriundo de família pobre, ainda jovem queria ser monge ou eremita. Nesta época não pôde realizar o sonho porque tinha que ajudar os pais nos trabalhos do campo. Mais tarde também não o conseguiu, pois se casou. Felizmente a escolhida era uma moça muito virtuosa e religiosa, chamada Dorotéia, com a qual teve dez filhos. Vários deles se tornaram sacerdotes, e um dos netos, Conrado Scheuber, morreu com o conceito de santidade.
Ainda neste período Klaus não pôde se dedicar totalmente às orações e meditações como queria. Os escritos da época narram que, devido ao seu reconhecido senso de justiça, retidão de consciência e integridade moral, foi convocado a assumir vários cargos públicos, como, juiz, conselheiro e deputado.
Finalmente, aos cinqüenta anos de idade conseguiu a concordância da família e abandonou tudo. Adotou o nome de Nicolau e foi viver numa cabana que ele mesmo construiu, não muito longe de sua casa, mas num local ermo e totalmente abandonado. Tinha por travesseiro uma pedra e como cama uma tábua dura. Naquele local viveu por dezenove anos e há um fato desse período que impressionou no passado e impressiona até hoje. Há provas oficiais de que ele, durante todos esses anos, alimentou-se exclusivamente da Sagrada Comunhão. Entretanto, não conseguia se manter na solidão. Amável e receptivo, não fugia de quem o procurasse. E a pátria precisou dele várias vezes.
Pacificador e inimigo das batalhas, conhecido por seus atos e pela condição de eremita, foi chamado a mediar situações explosivas como a ameaça de guerra contra os austríacos e a eclosão iminente de uma guerra civil. Mas, quando não houve jeito de alcançar a paz no diálogo, ele também não fugiu de assumir seu lugar nos campos de batalha, como soldado e mesmo oficial. Entretanto, seu trabalho na reconciliação entre as partes envolvidas nestas questões de guerra repercutiu muito na população. Nicolau passou a ser venerado pelo povo, que logo o chamou de "Pai da Pátria".
Porém, à qualquer chance que tinha voltava para sua cabana, até ser solicitado novamente. Foi conselheiro espiritual e moral de muita gente, tanto pessoas simples como ocupantes de cargos elevados. Era muito respeitado por católicos e protestantes. Há quase um consenso em seu país de que a Suíça é hoje um país neutro e pacífico, que dificilmente se envolve em guerras ou conflitos internacionais, graças à influência do "Irmão Klaus", como era, e ainda é, carinhosamente chamado por todos os suíços.
Ele morreu no dia 21 de março de 1487, exatos setenta anos do seu nascimento. O corpo de Nicolau está sepultado na Igreja de Sachslen. Beatificado em 1669, foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947. A memória de São Nicolau de Flue é venerada pela Igreja, no dia 21 de março e como herói da pátria, no dia 25 de setembro. Ele é o Santo mais popular da Suíça.
Fonte: Paulinas em 2014

São Nicolau de Flue

Comemoramos a vida santa de um eremita Suíço, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos e sempre inclinado a vida religiosa. A pedido do pai, casou-se com Dorotéia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade.
Aconteceu que em comum acordo e com os filhos educados Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido diversos cargos públicos e administrativo que ocupou na sociedade. São Nicolau entregou-se totalmente a vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas missas de domingo e dias santos, além de ter assumido como cama uma tábua, por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento até chegar a se alimentar somente da Eucaristia, este processo durou progressivamente por 33 anos.
Nicolau que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos em nada se alienou ao mundo pôde servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre Católicos e protestantes ao ponto de ser amado tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.
São Nicolau de Flue
NascimentoNo ano de 1470
Local nascimentoFlueli (Suíça)
OrdemConfrade
Local vidaSuiça
EspiritualidadeFilho de fazendeiros muito religiosos, prestou serviço militar na guerra aos 22 anos de idade, contra Zurique (Suíça). Anos depois, como capitão, voltou a pegar armas durante a ocupação da região de Rhurgau. Por ser muito sensato e pacífico, foi indicado para os cargos de magistrado e juiz, os quais nunca aceitou em definitivo. Casado como uma jovem igualmente religiosa (Dorotéia Wussling), dedicou-se aos dez filhos que tiveram e às orações, fazendo ambos parte de uma entidade chamada Amigos de Deus. Aos cinqüenta anos de idade optou a viver como um ermitão, em jejum e oração. Documentos comprovam que ele viveu apenas da Eucaristia numa pequena cela construída ao lado da capela da vila de Ranft, passando o dia em oração e contemplação e atendendo a pessoas de vários pontos da Europa. Mesmo sem saber ler e nem escrever foi declarado como o "o homem mais sábio de toda Suíça. Era conhecido como Irmão Klaus. Sua mais freqüente oração era esta: "Ó meu Deus e meu Senhor, afastai de mim tudo o que me afasta de Vós. Ó meu Deus e meu Senhor, dai-me tudo o que aproxima de Vós; Ó meu Senhor e meu Deus, livrai-me de mim mesmo e concedei-me possuir somente a Vós". São Nicolau faleceu no mesmo dia em que completou 70 anos de idade. Foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII.
Local morteSuíça
Morte21 de março de 1487 aos 70 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós!
OraçãoGlorioso São Nicolau de Flue, vós que experimentastes a vida sob todas as formas, em guerras, construindo uma família e depois sentistes o chamado para viverdes como um eremita em jejum e orações, vós que sem saber ler e nem escrever fostes considerado o homem mais sábio de toda a Suíça - provando assim que a sabedoria é dada aos simples e humildes de coração e só vem de Deus, rogai por todos os que se encontram no exercício de combate, tocai o coração de nossos governantes e das famílias que se encontram distantes da fé, para que se voltem a Deus e assim todos possam encontrar a paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
DevoçãoÀ Suíça
PadroeiroDa Suíça
Outros Santos do diaSão Endeus e Lupicino, Serapião, Berílio, Justiniano (bispos); Filemon e Dommino (mártires); Elias (erem).
FONTE: ASJ EM 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário